BRT RADIAL LESTE I
Cliente: São Paulo Obras – SPObras
Local: São Paulo – SP
Prazo de Execução: 6 meses
Benefícios
+ Economia no tempo de viagem
+ Capacidade para atender 400 mil passageiros por dia
+ Integração com metrô e CPTM
+ Conforto com plataformas elevadas e bilhetagem fora do ônibus
+ Segurança com semáforos inteligentes e monitoramento por câmeras
+ Mobilidade sustentável com ciclovia e melhorias no paisagismo urbano
Caracterização Geral da Intervenção
Acessibilidade
Sistema semafórico inteligente
Bilheteria
Ciclovia ao longo do corredor
Tottens de segurança
Tottens de informação e sinalização
Novas plataformas para embarque e desembarque
Pavimento rígido para faixas exclusivas
Abrigos de passageiros
Iluminação LED de alta eficiência
Paisagismo
Áreas de apoio operacional e técnica
Integração com metrô e CPTM
Câmeras
Atividades Desenvolvidas
- Consolidação do projeto básico e Elaboração do Projeto Executivo
- Geometria
- Cadastro unificado de redes
- Pavimentação
- Drenagem
- Estruturas
- Instalações elétricas
- Vala técnica e rtd
- Urbanismo
- Paisagismo
- Sinalização e dispositivos de segurança
- Desvio de tráfego
- Interferências
- Desapropriação
- Tecnologias de trânsito e transporte (ITS)
- Paradas
- Sistemas Operacionais
- Atualização de caracterização do empreendimento e diagnóstico ambiental dos meios (físico, biótico e socioeconômico)
- Revisões dos Programas e Subprogramas do PBA
Últimas atualizações
BRT Radial Leste I traz agilidade e integração para o transporte público
Novo corredor exclusivo para ônibus vai melhorar a mobilidade entre o centro e a Zona Leste de São Paulo
O futuro BRT Radial Leste vai transformar a mobilidade da Zona Leste, atendendo cerca de 400 mil passageiros diariamente. A Fase 1 do projeto prevê um corredor exclusivo para ônibus com 9,8 km de extensão, ligando o Terminal Parque Dom Pedro II à Penha, com conexão direta à Linha 3 – Vermelha do Metrô e, futuramente, às novas estações das linhas 2 – Verde e 11 – Coral da CPTM. O novo sistema promete reduzir em até 30 minutos o tempo de viagem, com ônibus trafegando a velocidades médias de 26,7 km/h no sentido centro e 29 km/h no sentido bairro. O investimento previsto é de R$ 385,9 milhões, com início de operação programado para fevereiro de 2026.
A infraestrutura contará com 12 paradas acessíveis, plataformas elevadas, bilhetagem fora do ônibus, semáforos inteligentes, ciclovia equipada com totens de segurança e câmeras de vídeo, além de melhorias no paisagismo urbano. Com o BRT Radial Leste, o transporte público será mais rápido, eficiente e seguro, complementando a futura integração com o BRT Aricanduva e outros corredores da cidade.